quinta-feira, dezembro 08, 2005

Espírito Natalício-consumista

Eu trabalho num shopping, não vendo nada. Essencialmente presto informações aos cidadãos e sou a imagem (conjuntamente com as minhas colegas, claro) de uma autarquia.
Ora isto de se trabalhar num shopping, pensam vocês, principalmente a ala feminina, é muito bom!
Pois...mas não é!

1º porque este não tem as lojas que eu gosto;
2º logo quando preciso comprar alguma coisa tenho de ir a outro shopping!;
3º porque todos os dias enfiada num shopping deixa de trazer alguma emoção;
4º podem não acreditar mas há pessoas que passam mais horas neste espaço a fazer nada (literalmente) e a dormir nos sofás (de novo, literalmente) que alguém possa imaginar;
5º há cidadãos residentes que não trablahm aqui;
6º partilha-se a casa-de-banho com miljhares de pessoas;
7º as noites com futebol são qualquer coisa surreal (porque aqui há SportTV), então se joga o Benfica....uiiiii!!!;
8º os fins de semana...os fins de semana....
9º os fins de semana são o pior que pode haver....
10º os fins de semana....são cheios de gente, de crianças, de barulho, de lixo visual....

Como podem ver os contras de trabalhar num shopping são maiores que os prós, isto porque temos de acrescentar o facto de tudo isto ainda ter um efeito em nós deteriorante (não sei se esta palavra existe, mas é como me sinto!).
Estou mais surda, a memória falha cada vez mais, a minha coluna ressente-se, o meu porta-moedas anda sempre vazio, os olhos estão cada vez mais cansados, porque estas luzes não fazem milagres!

Vou beber um café e dar uns encontrões e já volto!

Bom, a juntar a tudo isto que existe o ano inteiro, estamos no Natal!!!
As famílias vêm passar o dia inteiro neste e noutros espaços comerciais, trazem as criancinhas, as grandes, as médias, as pequenas, os carrinhos, as birras, os choros, os gritos...os adolescentes vêm "apanhar sol", sim porque trazem os bonés, os óculos de sol...ai a minha cabeça...alguém tem um xanax?
Eu adoro o Natal, gosto de presentes, de dar e receber, mas vão comprá-los durante a semana, é mais calmo, confiem...e sobretudo vivam o espírito natalício, fora dos shoppings!
Há tantos jardins para visitar, museus para conhecer, ar para apanhar...vão, saiam de casa mas por favor, não se enfiem dentro de nenhum shopping, as vossas criancinhas, e nós que cá trabalhamos, vamos agradecer.

3 comentários:

TUBARÃO!!! disse...

Trabalho, á noite, numa livraria. E desde que o comecei a fazer, o espírito de ódio natalício vem crescendo gradualmente.

TUBARÃO!!! disse...

Compreendo-te tããããão bem!

Sereia disse...

Isto é demais!