terça-feira, janeiro 23, 2007

Ano do Porco






















Este ano eu e as minhas amigas vamos fazer uma inovação, vamos comemorar a chegada do ano do Porco!
Segundo o calendário chinês este ano comemora-se a 18 de Fevereiro.
De acordo com a tradição chinesa, a época de Ano Novo começa mais ou menos duas semanas antes e estende-se até duas semanas depois do dia exacto da celebração.
Durante este período os chineses, compram prendas, material decorativo, comida e roupas novas, numa espécie de ritual considerado indispensável para qualquer chinês (tipo o nosso, uma maluqueira!), reúnem-se com as suas famílias, em casas totalmente limpas e decoradas para o efeito, com panos e papéis recortados com cores vermelha (felicidade) e dourado (riqueza), preparam os Hui Chun, frases de 4 caracteres escritas em rectângulos de papel encarnado, expressando votos de felicidade, riqueza, saúde, etc., que se penduram nas paredes para afastarem os maus espíritos e o infortúnio.
Na data da celebração da passagem do ano eles fazem coisas curiosíssimas! Por serem bastante supersticiosos, nestes dias os chineses escondem todas as facas e vassouras, que consideram trazem infelicidade e má sorte. Além do mais, caso alguém parta acidentalmente um prato, deve dizer imediatamente "sui sui ping an", senão terá um ano de infortúnio.
Eles têm também o hábito de à meia-noite abrir todas as janelas da casa para que o ano velho saia e o ano novo entre!
Por isso caros amigos, dia 18 de Fevereiro lá estaremos novamente em festa, sem facas ou vassouras e com uma grande corrente de ar e empaturradas de Tang Yuan (bolinhos de arroz com recheios doces e salgados) de lanterna na mão!

10 comentários:

Anónimo disse...

e ja agora kong hei fait choi!!:)

Anónimo disse...

o relógio até é engraçado.

bjos.

Francis disse...

muito bem meninas...e para quando está marcada a festa ?


ps : edelweiss, kong hei "fat" choi...

Anónimo disse...

Olá Sereia.
Por mim acho muito bem. Se é que para celebrar Anos Novos eu estou sempre disponível. É a minha festa favorita.
Adoro Porcos, são lindinhos.
Beijos

marta r disse...

Eu também adoro Porcos. Principalmente, na forma de Enchidos. São deliciosos....

rps disse...

Bom Ano!

Anónimo disse...

Para o que te havia de dar , rapariga!!! Os bolos de arroz devem ser daqueles que tu fazes que eu nunca provei! :P

eheheheh beijinhos Sereia do rio! :D

BÓLICE disse...

lol...'inda po'cima É po'co, nÉ?

hasta... tÉjá

B)

Anónimo disse...

sim... kong hei fat choi!!! Sorry la

e ja agora se fores ate ao Continente: GONG XI FA CAI

Anónimo disse...

As tuas amigas vão fazer tudo isso no dia da passagem e mais um ou dois, k essa coisa de um mês inteiro a comprar não pode ser... lol

Beijo