Este ano eu e as minhas amigas vamos fazer uma inovação, vamos comemorar a chegada do ano do Porco!
Segundo o calendário chinês este ano comemora-se a 18 de Fevereiro.
De acordo com a tradição chinesa, a época de Ano Novo começa mais ou menos duas semanas antes e estende-se até duas semanas depois do dia exacto da celebração.
Durante este período os chineses, compram prendas, material decorativo, comida e roupas novas, numa espécie de ritual considerado indispensável para qualquer chinês (tipo o nosso, uma maluqueira!), reúnem-se com as suas famílias, em casas totalmente limpas e decoradas para o efeito, com panos e papéis recortados com cores vermelha (felicidade) e dourado (riqueza), preparam os Hui Chun, frases de 4 caracteres escritas em rectângulos de papel encarnado, expressando votos de felicidade, riqueza, saúde, etc., que se penduram nas paredes para afastarem os maus espíritos e o infortúnio.
Na data da celebração da passagem do ano eles fazem coisas curiosíssimas! Por serem bastante supersticiosos, nestes dias os chineses escondem todas as facas e vassouras, que consideram trazem infelicidade e má sorte. Além do mais, caso alguém parta acidentalmente um prato, deve dizer imediatamente "sui sui ping an", senão terá um ano de infortúnio.
Eles têm também o hábito de à meia-noite abrir todas as janelas da casa para que o ano velho saia e o ano novo entre!
Por isso caros amigos, dia 18 de Fevereiro lá estaremos novamente em festa, sem facas ou vassouras e com uma grande corrente de ar e empaturradas de Tang Yuan (bolinhos de arroz com recheios doces e salgados) de lanterna na mão!